Educação Física na Educação Infantil: uma revisão sistemática

Autores

  • Ivan Stein Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Allana Alexandre Cardoso Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Zenite Machado Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i4.6832

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Educação Física, Educação Infantil.

Resumo

A infância consiste em uma das etapas mais importantes da vida, pois a correta estimulação nos domínios motor, cognitivo e sócio afetivo nesta fase, acompanhará o indivíduo até a fase adulta. Objetivo: investigar quais aspectos da Educação Física (EF) na Educação Infantil são abordados nas publicações disponíveis na última década. Resultados: foram encontrados 232 artigos, sendo que os cinco avaliados na íntegra abordaram predominantemente o nível de atividade física e as recomendações a respeito das aulas de EF. Considerações finais: os estudos demonstraram que a EF contribui para o aumento do nível de atividade física e melhora aspectos do desenvolvimento motor na Educação Infantil.

Biografia do Autor

  • Ivan Stein, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Graduado em licenciatura em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC).
  • Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professora Doutora da Universidade do Estado de Santa Catarina do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Allana Alexandre Cardoso, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Allana Alexandre Cardoso Mestranda em Ciências do Movimento Humano - CEFID/UDESC Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física - LAPLAF.
  • Zenite Machado, Universidade do Estado de Santa Catarina
    Professora Doutora do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC).

Downloads

Publicado

2015-10-01

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO