A produção de conhecimento acerca da pessoa surda na área da Educação Física

Autores

  • Vinícius Fin Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v16i3.6705

Palavras-chave:

Surdo, Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Educação Física

Resumo

Os profissionais de Educação Física, nos dias de hoje, atuam em diversos espaços além da escola e do clube, atingindo diferentes grupos sociais. No que diz respeito ao aluno surdo, em especial, percebe-se uma grande dificuldade quanto à comunicação, visto que em muitas situações não é possível o contato visual entre o aluno e o professor. Além disso, percebe-se que a maioria dos professores não é fluente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). O objetivo da pesquisa é realizar uma revisão bibliográfica sobre a produção do conhecimento acerca da pessoa surda, no campo da Educação Física. Identificou-se que as temáticas recorrentes nas publicações foram atividades rítmicas e comunicação entre o aluno surdo e o professor/colega. Outros assuntos foram contemplados nos trabalhos acadêmicos analisados, contudo evidenciou-se uma carência de publicações na área da Educação Física sobre a pessoa surda.

Biografia do Autor

  • Vinícius Fin, Universidade Federal do Rio Grande Sul
    Licenciado em Educação Física pela UFRGS.
  • Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande Sul
    Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Mestre em Ciências do Movimento Humano. Licenciado e Bacharel em Educação Física pela UFRGS.
  • Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande Sul
    Professora do curso de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS.

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Publicado

2015-12-10

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO