AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA FURB SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO E O PAPEL DO NIT EM UMA UNIVERSIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/cepe.v0i28.756Palavras-chave:
Inovação. Núcleo de Inovação Tecnológica. Parceria Universidade x Empresa.Resumo
A proposta deste trabalho foi verificar junto aos professores doutores vinculados à Universidade Regional de Blumenau (FURB), pertencentes ao Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) qual a percepção da inovação em sua área de pesquisa e quais as características mais importantes de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Realizou-se uma pesquisa junto aos professores doutores em atividade, levantando aspectos como o interesse em desenvolver pesquisas em parcerias com empresas e sua visão sobre o papel de um NIT como agente de incentivo à inovação. A pesquisa foi realizada por meio de questionário eletrônico, composto de perguntas abertas e fechadas, com 33 respondentes. Os resultados demonstraram um ambiente favorável à inovação na área. Os conceitos de inovação apresentados são relativamente abrangentes, incluindo melhoria da qualidade, interação de sistemas para resolução de problemas, eficiência, além de desenvolvimento de produtos, processos e tecnologias. O papel mais importante de um NIT foi indicado como sendo a prospecção de potenciais interessados em desenvolver projetos com a Universidade, coerente com as indicações de que 75% dos respondentes já desenvolveram trabalhos junto a empresas e que 97% deles manifestaram interesse nesse tipo de parceria.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-09-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Como Citar
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA FURB SOBRE O CONCEITO DE INOVAÇÃO E O PAPEL DO NIT EM UMA UNIVERSIDADE. (2009). Estudos Do CEPE, 28, 52-73. https://doi.org/10.17058/cepe.v0i28.756