O USO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Palavras-chave:
Ensino, Metodologia, Educação PatrimonialResumo
Quando se trata de ensino-aprendizagem, a metodologia sempre foi ainda é um dos fatores determinantes para que aconteça a aprendizagem. Podemos considerar como metodologia de ensino, aquilo que o professor utiliza para facilitar o alcance de um objetivo. O presente trabalho visa apresentar a experiência na utilização da Metodologia Baseada em Projetos no ensino de Educação Patrimonial no curso de História Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul. A bibliografia para embasamento teórico foi disponibilizada em sala virtual e discutida em aula presencial. Organizados em grupos de até três integrantes, os acadêmicos partiram de um cenário real (questão âncora): o que minha comunidade considera patrimônio e qual sua influência na vida social e econômica da mesma? Os acadêmicos fizeram a sondagem de dados com agrupamento da amostragem de pessoas em três faixas etárias: até 20 anos; de 20 a 50 anos e mais de 50 anos. Concluídos os levantamentos e feito o tratamento estatístico, os resultados foram apresentados através de um seminário de socialização onde cada grupo argumentou suas interpretações referentes a questão âncora deste trabalho. As considerações demonstraram que nem tudo que é oficialmente considerado patrimônio através de tombamento não o é para a sociedade, bem como a representatividade do patrimônio cultural material e imaterial na vida social e econômica de uma comunidade pode ser significativa. Percebeu-se na compreensão da formação um estudante mais atuante e autônomo, empenhado em levantar e analisar dados para ao finalizar, apresentar um produto. Quando se trata de ensino-aprendizagem, a metodologia sempre foi ainda é um dos fatores determinantes para que aconteça a aprendizagem. Podemos considerar como metodologia de ensino, aquilo que o professor utiliza para facilitar o alcance de um objetivo. O presente trabalho visa apresentar a experiência na utilização da Metodologia Baseada em Projetos no ensino de Educação Patrimonial no curso de História Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul. A bibliografia para embasamento teórico foi disponibilizada em sala virtual e discutida em aula presencial. Organizados em grupos de até três integrantes, os acadêmicos partiram de um cenário real (questão âncora): o que minha comunidade considera patrimônio e qual sua influência na vida social e econômica da mesma? Os acadêmicos fizeram a sondagem de dados com agrupamento da amostragem de pessoas em três faixas etárias: até 20 anos; de 20 a 50 anos e mais de 50 anos. Concluídos os levantamentos e feito o tratamento estatístico, os resultados foram apresentados através de um seminário de socialização onde cada grupo argumentou suas interpretações referentes a questão âncora deste trabalho. As considerações demonstraram que nem tudo que é oficialmente considerado patrimônio através de tombamento não o é para a sociedade, bem como a representatividade do patrimônio cultural material e imaterial na vida social e econômica de uma comunidade pode ser significativa. Percebeu-se na compreensão da formação um estudante mais atuante e autônomo, empenhado em levantar e analisar dados para ao finalizar, apresentar um produto.Downloads
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Publicado
2020-11-08
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O USO DA METODOLOGIA BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. (2020). Revista Do CEPA, 40(52). https://seer.unisc.br/index.php/cepa/article/view/15929