Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani

Autores

  • Josiane A Da Silva Ulrich Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ana Luisa Teixeira Menezes Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884

Palavras-chave:

relações de gênero, educação ameríndia, interculturalidade.

Resumo

O projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani e produção de conhecimentos ameríndios para a educação”, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que reúne professores, estudantes de pós-graduação e graduação tem possibilitado a discussão e fomento à pesquisa com interfaces transdisciplinares. Este tem procurado abordar a reflexão sobre os processos educativos interculturais que permitam visualizar outros modos de pensar as “infâncias”. A partir das discussões da equipe do projeto, do conhecimento acumulado em pesquisas tendo os Guarani como principais interlocutores e da revisão bibliográfica efetuada, a seguir desenvolvemos algumas considerações sobre as relações de gênero em coletivos Guarani. Pois ao contemplar a educação das infâncias no plural priorizando a linguagem que busca recuperar a ação do corpo que a inscreve no mundo e lhe atribui sentido, identificamos a abertura do eixo analítico relacionado às relações de gênero no projeto, visto a necessidade de uma melhor compreensão deste tema nas práticas educativas interculturais que objetivam desenvolver metodologias que contemplem as especificidades dos saberes ameríndios.

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Biografia do Autor

  • Josiane A Da Silva Ulrich, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas-RS. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora do Departamento de Ciências Humanas da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), participa como pesquisadora da equipe do projeto de Pesquisa: Aprendizagens Interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação- (UNISC/Cnpq/Brasil). E-mail: josiane@unisc.br
  • Ana Luisa Teixeira Menezes, Universidade de Santa Cruz do Sul
    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora titular do departamento de psicologia e professora permanente do Mestrado em Educação da UNISC. Coordena o projeto de pesquisa: Aprendizagens Interculturais com os Guarani: produção de conhecimentos ameríndios para a educação. - (UNISC/Cnpq/Brasil). Integra o projeto Abya Yala Epistemologias em rede e é vice coordenadora do GT de Saúde Comunitária da ANPEPP. E-mail: luisa@unisc.br

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Publicado

2016-07-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani. (2016). Barbarói, 48, 41-51. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884