Perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.6538

Palavras-chave:

Irmãos, Cuidadores, Adolescente

Resumo

Este estudo buscou investigar as perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos. A amostra foi composta por seis adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 11 e 19 anos. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e as informações foram submetidas à análise de conteúdo. Ressalta-se a importância das atividades desempenhadas pelos adolescentes no contexto familiar para o sustento da família. A percepção do cuidador sobre o cuidado dispensado aos irmãos conteve aspectos positivos e negativos, sendo também considerada uma prática normal e rotineira. Dentre os pontos positivos, constatou-se transmitir algo de bom aos irmãos, os desafios e facilidades na realização de atividades de cuidado com os irmãos menores. A prática do cuidado pode contribuir para o sentimento de importância no contexto familiar, como também ser percebida como uma falha das mães no cumprimento de suas responsabilidades. As percepções negativas referiram-se à limitação dos tempos de lazer, à rotina estressante e à mediação de brigas entre os irmãos menores. Evidencia-se a importância de analisar o que essa prática representa para os adolescentes cuidadores, já que esta pode estar associada a sentimentos de desconforto, influenciar o bem-estar, bem como limitar a realização de atividades de lazer.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriella Koltermann, Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Meiridiane Domingues de Deus
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2014). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (2015) e Mestra em Psicologia, área de concentração: Psicologia da Saúde (2016) pela UFSM. Especialista em Design Instrucional. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Área de Concentração: Saúde e Desenvolvimento Psicológico (2020).
  • Samara Silva dos Santos
    Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Perspectivas de adolescentes sobre a prática de cuidado dos irmãos: um estudo qualitativo. (2021). Barbarói, 58, 47-64. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.6538