COMO SE FORJA O MENOR: TRAMAS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E DA PROTEÇÃO SOCIAL

Autores

  • Dolores Galindo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Leonardo Lemos de Souza Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Renata Vilela Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4696

Palavras-chave:

Psicologia, Atenção Psicossocial, Proteção Social

Resumo

Neste ensaio, objetiva-se contribuir para problematizar políticas públicas e diretrizes para atenção psicossocial, destinadas às crianças, adolescentes e jovens, nas tramas da Proteção Social. São indagados os modos como a psicologia tem encontrado legitimidade e vem sendo instada a adquirir legitimidade, prioritariamente, por meio de práticas orientadas por racionalidades que terminam por se avizinhar das lógicas que governam as dinâmicas de confinamento e a tutela menorista das quais almejam se distanciar. Mesmo após o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente, documentos e práticas, permeados de discursos igualitários e de promoção de ações que visam à construção de autonomia, continuam referendando dispositivos assistencialistas e tutelares endereçados às populações classificadas como em risco social, por meio de tecnologias biopolíticas, disciplinares e de segurança. Os resquícios da lógica menorista compõem uma das barreiras com as quais se enfrentam práticas em psicologia que visam promover resistências e exercícios ativos de liberdade

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Biografia do Autor

  • Dolores Galindo, Universidade Federal de Mato Grosso
    Doutora em Psicologia Social pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e do Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.
  • Flávia Cristina Silveira Lemos, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Doutora em História Cultural pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Psicologia e do Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará, Brasil. Bolsista Produtividade CNPq.
  • Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
    Pós-doutor pelo Departamento de Psicologia Básica da Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona- UB e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em Psicologia e do Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Assis, São Paulo, Brasil
  • Renata Vilela Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2015-01-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMO SE FORJA O MENOR: TRAMAS DA ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E DA PROTEÇÃO SOCIAL. (2015). Barbarói, 2(41), 56-81. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.4696