CONVERSAS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AGRESSIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.3575Palavras-chave:
agressividade, relações pais-escola, psicanálise, educadores, educação infantilResumo
Este relato de experiência profissional teve por objetivo apresentar e discutir a implementação e o desenvolvimento de um projeto de extensão universitária relacionado à agressividade na infância, junto a profissionais da educação infantil, realizado em pré-escolas e creches filantrópicas de um município de Minas Gerais (MG). O referencial adotado foi o da psicanálise winnicottiana. O conceito de agressividade foi discutido em termos de suas implicações para o desenvolvimento do educando dentro e fora do contexto escolar. A partir da análise das observações e das avaliações dos educadores participantes, constataram-se relatos de maior segurança para a identificação de comportamentos agressivos nas crianças e para o desenvolvimento de estratégias de atuação em sala de aula. Apesar de a intervenção ter sido pontual, destaca-se a importância da extensão universitária como um espaço de reflexão sobre a prática aliada a conhecimentos científicos, que deve considerar o contexto e a autonomia dos agentes envolvidos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-01-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autores
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Como Citar
CONVERSAS COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AGRESSIVIDADE. (2015). Barbarói, 2(41), 174-188. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v2i41.3575