A VOCAÇÃO COLONIAL DO TERRITÓRIO AMAZÔNICO: o plano diretor de desenvolvimento urbano de Barcarena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16806

Palavras-chave:

Colonialidade do Poder. Planejamento Territorial da Amazônia. Cosiplan e Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise decolonial de dois planos territoriais pensados, respectivamente, à Amazônia e o território de Barcarena. Tem como objetivo geral analisar a vocação colonial do território de Barcarena estabelecida no plano diretor municipal. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental com enfoque na discussão sobre a colonialidade do poder e o processo de formação social da Amazônia brasileira, e documentos internacionais e municipais, especificamente a Agenda de Projetos Prioritários de Integração do Conselho Sul-Americanos de Infraestrutura e Planejamento (2012-2022) e o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena (2016-2026). Os resultados denunciam a presença da colonialidade do poder nos instrumentos oficiais de planejamento territorial global e local que determinam a vocação local do território de Barcarena no processo de controle dos territórios da Amazônia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dayse caroline Costa Trindade
    Professora do Curso de Bacharelado em Serviço Social. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (2021). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Território e Resistência na Amazônia (GESTERRA) /ICSA/UFPA. Graduação em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia - FAMAZ (2017)
  • Marcel Theodoor Hazeu, Universidade Federal do Pará
    Doutor em Ciências Socioambientais pela UFPA. Professor Adjunto da Faculdade de Serviço Social da UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Território e Resistência na Amazônia (GESTERRA) /ICSA/UFPA.

Downloads

Publicado

2023-02-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A VOCAÇÃO COLONIAL DO TERRITÓRIO AMAZÔNICO: o plano diretor de desenvolvimento urbano de Barcarena. (2023). Barbarói, 63, 59-83. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i63.16806