Educação Escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16789

Palavras-chave:

Gênero, Educação Especial, Paraguai, Professores Homens.

Resumo

O estudo teve por objetivo averiguar como é a educação especial paraguaia e qual a visão da comunidade escolar de Salto Del Guairá – PY acerca da atuação de professores homens com crianças com deficiência. A pesquisa de campo foi realizada mediante gravação de entrevistas com uma Supervisora Pedagógica municipal, responsável por 17 instituições escolares de Salto Del Guairá, e uma mãe que reside no mesmo município e tem uma filha com deficiência, que estudou com um docente masculino em uma instituição inclusiva brasileira, em um município que faz fronteira com o Paraguai. Os resultados evidenciam que a Educação Especial paraguaia tem uma proposta que prevê o atendimento a pessoas com deficiência, mas na prática acaba não se concretizando, devido à falta de infraestrutura. A cultura paraguaia reproduz alguns padrões sociais de gênero e, desse modo, foi identificado um certo receio dos familiares quanto a atuação do docente masculino com crianças com deficiência.

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Biografia do Autor

  • Matheus Kashiyama Pessoa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuou como bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq
  • Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação Escolar no Paraguai: análise da atuação de professores homens com pessoas com deficiência. (2024). Barbarói, 64, 167-187. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i64.16789