Protagonismo do usuário na assistência em saúde mental: uma pesquisa em base de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15125

Palavras-chave:

Protagonismo, Assistência à Saúde Mental, Autonomia Pessoal.

Resumo

Objetivo: analisar na literatura científica global o tema protagonismo do usuário no serviço de saúde mental. Método: revisão integrativa da literatura, a partir de artigos em português, inglês e francês nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, CINAHL, SCOPUS e PubMed com palavras-chave e MESH, sem determinação temporal. Elegeram-se 21 artigos pelo fluxograma de seleção no período de agosto de 2017 a abril 2020. Resultados: o protagonismo na área da saúde mental é descrito como uma prática transformadora e humanitária pautada nas necessidades do usuário, os artigos nacionais e internacionais trouxeram concepções e ações sobre o protagonismo. Conclusão: o Modelo da Maré, as oficinas terapêuticas, o Projeto Terapêutico Singular, o Psicodrama e o teatro são ferramentas que se apresentam essenciais para o protagonismo do usuário na assistência em saúde mental, pois demarcam tecnologias e dispositivos de produção que permeiam a autonomia, a valorização e subjetividade da pessoa assistida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hércules Rigoni Bossato, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense/UFF, Especialista em Saúde da Família Multiprofissional pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel e Licenciado em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Campus Macaé. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Enfermagem, com ênfase em: Reabilitação físico-motora; Reabilitação Psicossocial; Saúde Coletiva; Saúde Mental; Estratégia de Saúde da Família; Políticas Públicas de Saúde; Gestão em Saúde e Educação em Saúde.
  • Virginia Faria Damasio Dutra, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2015), Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2006), Especialista em Atenção Psicossocial pela UFRJ (2003), Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Goiás/UFG (2000). Professora da Escola de Enfermagem Ana Nery /UFRJ Departamento Médico-Cirúrgica na área de Saúde Mental. Chefia de Enfermagem do Instituto de Psiquiatria/UFRJ (2018) Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, saúde mental, ensino e cuidado.
  • Albert Lengruber de Azevedo, Centro Universitário Belford Roxo- Brasil
    Doutor e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Professor do Centro Universitário Belford Roxo e da Faculdade de Duque de Caxias, RJ - Brasil.
  • Paula Cristina da Silva Cavalcanti, Associação Educacional Dom Bosco- Brasil
    Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professora da Associação Educacional Dom Bosco- RJ
  • Cristina Maria Douat Loyola, Universidade CEUMA- Brasil
    Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social- IMS da Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ. Professora do Mestrado em Gestão de Programas e Serviços de Saúde da Universidade CEUMA, São Luís MA.
  • Rosane Mara Pontes de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Enfermeira, Doutora de Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery- UFRJ. Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Protagonismo do usuário na assistência em saúde mental: uma pesquisa em base de dados. (2021). Barbarói, 58, 95-121. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i58.15125