Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: uma reflexão sobre a gestão da saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.15069

Palavras-chave:

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Classe-que-vive-do-trabalho, Sistema Único de Saúde

Resumo

Busca-se realizar uma discussão acerca da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), no contexto brasileiro, a partir de uma reflexão sobre o processo de saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho. Para tanto, parte-se do pressuposto teórico que uma política, quando delineada e implementada, pode resultar num processo duplo, produzindo por um lado, personagens sociais e por outro, estabelecendo um domínio de intervenção do Estado. A partir da análise realizada, verificou-se que no âmbito do Sistema Único de Saúde, a atuação é voltada apenas para o tratamento das doenças, invisibilizando os trabalhadores, deixando, assim, de relacionar o processo de trabalho com o adoecimento. Ademais, identificou-se que embora seja uma política com atenção ampla aos trabalhadores, no imaginário social, tem como personagem o trabalhador inserido no mercado formal, que desempenha atividades de risco relacionadas ao “trabalho pesado”. Com relação aos limites de atuação do Estado, pode-se observar que agindo apenas com medidas de tratamento, não se assegura a promoção e prevenção da ST. Esse desempenho, por sua vez, leva-nos a concluir que o foco da atenção estatal parece estar direcionado, prioritariamente, para os interesses econômicos do capital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maritânia Salete Salvi Rafagnin, Universidade Católica de Pelotas
    Doutoranda em Política Social e Direitos Humanos e Mestra em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Bolsista CAPES.
  • Thiago Ribeiro Rafagnin, Universidade Federal do Oeste da Bahia
    Pró-Reitor de Gestão de Pessoas e Docente do Curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia, na vaga de Direito Constitucional. Doutor em Política Social e Direitos Humanos pelo PPGPSDH/UCPel.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora: uma reflexão sobre a gestão da saúde e doença da classe-que-vive-do-trabalho. (2020). Barbarói, 57, 88-102. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.15069