Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884Palavras-chave:
relações de gênero, educação ameríndia, interculturalidade.Resumo
O projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani e produção de conhecimentos ameríndios para a educação”, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que reúne professores, estudantes de pós-graduação e graduação tem possibilitado a discussão e fomento à pesquisa com interfaces transdisciplinares. Este tem procurado abordar a reflexão sobre os processos educativos interculturais que permitam visualizar outros modos de pensar as “infâncias”. A partir das discussões da equipe do projeto, do conhecimento acumulado em pesquisas tendo os Guarani como principais interlocutores e da revisão bibliográfica efetuada, a seguir desenvolvemos algumas considerações sobre as relações de gênero em coletivos Guarani. Pois ao contemplar a educação das infâncias no plural priorizando a linguagem que busca recuperar a ação do corpo que a inscreve no mundo e lhe atribui sentido, identificamos a abertura do eixo analítico relacionado às relações de gênero no projeto, visto a necessidade de uma melhor compreensão deste tema nas práticas educativas interculturais que objetivam desenvolver metodologias que contemplem as especificidades dos saberes ameríndios.Downloads
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Publicado
2016-07-04
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani. (2016). Barbarói, 48, 41-51. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884