O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão

Autores

  • Leila Portella Fronza Universidade Federal de Santa Maria
  • Alberto Manuel Quintana Universidade Federal de Santa Maria
  • Taiane Klein dos Santos Weissheimer Universidade Federal de Santa Maria
  • Ângela Barbieri Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3496

Palavras-chave:

educação para a morte, tanatologia, psicologia da saúde

Resumo

O presente estudo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória que investigou a maneira pela qual é abordada a temática da morte no contexto escolar. Buscou-se compreender os fatores que podem dificultar essa abordagem ou, ao contrário, contribuir na instrumentalização dos professores no desenvolvimento de um trabalho educativo que contemple o tema da morte. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com profissionais em educação em três escolas particulares de ensino fundamental e foram interpretadas através da análise de conteúdo. As categorias emergentes foram: a morte, as crenças, o conhecimento; a escola, a mídia e a questão da morte; lutos na escola: articulações com a família, ressignificações das lembranças, o amparo do grupo; o professor e a morte: sentimentos, dificuldades e resistências. Conclui-se que as questões trazidas pelos educadores devem ser consideradas em iniciativas voltadas para a inserção da temática da morte no contexto escolar e em todos os níveis de ensino.

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Biografia do Autor

  • Leila Portella Fronza, Universidade Federal de Santa Maria
    Psicóloga. Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • Alberto Manuel Quintana, Universidade Federal de Santa Maria
    Psicólogo. Pós-doutor em Bioética, Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.
  • Taiane Klein dos Santos Weissheimer, Universidade Federal de Santa Maria
    Psicóloga no Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.
  • Ângela Barbieri, Universidade Federal de Santa Maria
    Psicóloga no Hospital Universitário de Santa Maria. Mestre em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSM.

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Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O tema da morte nas escolas: possibilidades de reflexão. (2015). Barbarói, 48-71. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.3496