Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?

Autores

  • Élida Furtado Nascimento Universidade Federal do Acre
  • Luís Alberto Lourenço Matos
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.7688

Palavras-chave:

Neoliberalismo. Psicologia Histórico-Cultural. Trabalho docente

Resumo

O ensaio objetiva analisar o papel docente nas políticas educacionais de cunho neoliberal a partir da Psicologia Histórico-Cultural, discutindo a valorização do papel da educação escolar e do professor na formação humana como forma de enfrentamento à intensificação e esvaziamento do trabalho docente. A partir de autores que têm discutido a influência neoliberal nas políticas educacionais propõe o aporte teórico da Psicologia Histórico-Cultural como reflexão sobre possíveis formas de enfrentamento das ideologias neoliberais de desvalorização do papel docente. Portanto, identifica no primeiro momento o papel da educação e do professor nas políticas educacionais após os anos 1990 e, no segundo, apresenta algumas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para pensar o papel contributivo da educação e do professor na formação humana.

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Biografia do Autor

  • Élida Furtado Nascimento, Universidade Federal do Acre
    professora universitária
  • Luís Alberto Lourenço Matos
    Professor universitário
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti
    Professora universitária

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Publicado

2019-10-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Trabalho docente: valorização ou intensificação e esvaziamento da profissão?. (2019). Barbarói, 1(53), 49-66. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v1i53.7688