A emergência do conceito de perversão no século XIX

Autores

  • Lucas Carvalho Peto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Danilo Saretta Verissimo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4889

Palavras-chave:

História da Ideias Psicólogicas, Perversão, Sexualidade.

Resumo

Neste trabalho, problematiza-se a emergência do conceito de perversão a partir do declínio da primazia jurídica sobre as práticas sexuais, âmbito apropriado, em concomitância às demandas estruturais do contexto moderno, pelo discurso positivo-organicista da medicina. Num primeiro momento, investigam-se as vicissitudes sobre o corpo no discurso eclesiástico medieval. Posteriormente, procedendo-se à análise do contexto político-econômico europeu nos séculos XVII e XVIII, questionam-se os postulados jurídicos sobre o corpo e as práticas sexuais, e suas concomitantes respostas às demandas político-econômicas. Por fim, empreende-se uma discussão sobre as atualizações epistemológicas referentes às práticas sexuais, provenientes da primazia imputada ao discurso médico-positivo no século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Carvalho Peto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
    Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis e mestrando na mesma instituição. Com financiamento da FAPESP (processo 2014/19916-8), desenvolve pesquisa acerca da problemática da corporeidade na filosofia de Karl Marx.
  • Danilo Saretta Verissimo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
    Professor Assistente Doutor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Doutor em Filosofia pela Université Jean Moulin – Lyon III.

Downloads

Publicado

2015-07-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A emergência do conceito de perversão no século XIX. (2015). Barbarói, 30-49. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.4889