A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14825

Palavras-chave:

Prática docente, Educação superior, Modelos educacionais.

Resumo

O perfil profissional almejado pelo Sistema Único de Saúde requer uma formação baseada na problematização e que reconheça o estudante como corresponsável pela construção do conhecimento, promovendo seu desenvolvimento para além das dimensões técnico-científica e procedimental. Este texto problematiza uma prática de ensino realizada na educação superior, a partir de um programa de pós-graduação da área da saúde, fundamentada em metodologias ativas de ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a reflexão quanto às possibilidades de a pós-graduação assumir um papel protagonista na formação para a docência na área da saúde. O texto apresenta os pressupostos das metodologias ativas de ensino-aprendizagem que fundamentam a prática docente e, ao relatar a experiência realizada junto a um curso de graduação, a problematiza. A reflexão desenvolvida evidencia a importância de que a pós-graduação assuma a condição de lócus privilegiado para a formação docente.

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Biografia do Autor

  • Maria Eduarda De Carli Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
    Área de Ciências da Saúde, PPGCS, Unochapecó
  • Maria Elisabeth Kleba, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
    Área de Ciências da Saúde, Unochapecó
  • Fátima Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
    Área de Ciências da Saúde, PPGCS, Unochapecó

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Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pós-graduação como lócus de formação para a docência: uma experiência com metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde. (2020). Barbarói, 104-126. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.14825