A pesquisa-intervenção em Psicologia: os usos do diário de campo

Autores

  • Maria Lívia Nascimento Professora titular de psicologia social da UFF
  • Flávia Cristina Silveira Lemos Profa. associada II de Psicologia Social/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.14675

Palavras-chave:

Pesquisa-intervenção, Diário de campo, Análise institucional, Psicologia.

Resumo

Este artigo problematiza a pesquisa-intervenção pelos caminhos da análise institucional e de suas ferramentas. Para tanto, pensa o processo de pesquisa por meio da noção de implicação e traz o diário de campo como ferramenta fundamental para as análises. Há intempestivos no pesquisar e é preciso estar atento ao que René Lourau chamou “fora-texto”, aquilo que no círculo científico clássico não deve constar da asséptica escrita do texto final. O “fora-texto” é rico em possibilidade de análises, expõe as implicações, e sua escrita produz uma leitura da prática. Na intenção de entrecruzar diferentes ferramentas da análise institucional, o artigo procura trazer a pesquisa-invenção como uma metodologia que se interpõe aos princípios de neutralidade e objetividade da ciência positiva, às suas dicotomias e produção de verdades. Embora o pensamento de Renè Lourau conduza o artigo, não há uma leitura pura desse autor, mas deslocamentos nos usos de suas ferramentas de pesquisa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Lívia Nascimento, Professora titular de psicologia social da UFF
    Professora titular de Psicologia Social-UFF
  • Flávia Cristina Silveira Lemos, Profa. associada II de Psicologia Social/UFPA.
    Possui graduação em Licenciatura, bacharelado e formação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 1999), mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003) e doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2007). Professora de psicologia social associada II/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Downloads

Publicado

2020-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pesquisa-intervenção em Psicologia: os usos do diário de campo. (2020). Barbarói, 57, 239-253. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i57.14675